Passos e Compassos

Passos e Compassos – Associação para a divulgação e desenvolvimento das artes de espetáculo, criada em 1995, é uma associação sem fins lucrativos, com sede em Palmela.

Surgiu da vontade de intervir e apresentar soluções culturais no mundo das artes e da expressão artística.

Tem por objecto promover a divulgação e o desenvolvimento das artes de espetáculo através, designadamente da criação, produção e realização de espetáculos e exposições, do fomento ao seu aperfeiçoamento profissional e artístico, da edição de publicações, produção de filmes e vídeos e quaisquer outras formas de criação e difusão artística.

Como missão defende ser uma instituição de referência na promoção e divulgação das artes do espetáculo, pautando-se por elevados padrões de qualidade.

Defende ainda contribuir de forma assertiva para uma crescente sensibilização das artes, nomeadamente através de iniciativas dirigidas a várias comunidades.

Passos e Compassos está, atualmente dividida em duas áreas de trabalho permanentes – DançArte – Companhia residente no Teatro S. João, Palmela e Ária da Música e outros projetos pontuais.

Direção e Equipa

Direcção Artística

Sofia Belchior

Criadora, coreógrafa, formadora, monitora e produtora, é membro fundador da Passos e Compassos.
Inicia os seus estudos de dança aos cinco anos de idade, na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, com os professores Maria Bessa e António Rodrigues. Finaliza em Julho de 1992 o Curso Complementar de Dança da ADCS.
De 1992 a 1995 foi bailarina da CeDeCe.
Em 1994 participa no Festival Ionge Dans 3 na Academia de Roterdão – Holanda.
Em 1995 participa como coreógrafa/ bailarina na I Conferência Europeia da Dança, realizada em Londres.
Em 1998, frequenta o Curso de Gestores de Programação Artística, promovido pela Culturgest.
Como formadora credenciada de dança, orienta acções de formação para diferentes públicos. Cria e produz diversas peças de dança para diferentes públicos, para a DançArte, mas também em colaboração com outras entidades.

António Machado

Criador, músico, compositor e técnico de sonoplastia e luminotécnia, é membro fundador da Passos e Compassos. Com base num estúdio próprio cria diversas composições, grava trabalhos musicais e orienta formações.
inicia os estudos em música aos dez anos de idade, na Academia de Música do Centro Cultural de Beja. É membro fundador de Anonimato com o qual edita dois C.D. Em Julho de 1993 frequentou o Workshop de Frank Kollges, Festival Renânia-Norte Vestefália, Acarte/ Gulbenkian. Em 1995, cria uma peça musical inspirada na recolha de Michael Giacometti para o Museu do Trabalho em Setúbal.
Em 2000 cria o suporte musical para uma exposição de um Museu em Elvas.
Entre 2005 e 2008, assume a Direcção Técnica do Festival de Teatro de Setúbal, organizado pelo Teatro da Fonte Nova.
Em 2012, participa na Devcon da Eigenlabs, em Denver/ Inglaterra.
Noa anos de 2015, 2017 e 2019, organiza os Encontros 3EEE, em Santo André/ Portugal, Gor– Granada/ Espanha e Santo André/ Portugal, respetivamente.
Em 2016 participou no 1ºContinuuCon em Ashville/ EUA e em 2018 no 3ºContinuuCon em Paris/ França. Em 2023 foi anfitrião do ContinuuCon em Palmela/ Portugal.

Designer Gráfico

Phorm
A colaboração com a Passos e Compassos, surgiu em 2013 e mantém-se até aos dias de hoje, com a Utopia Designers a garantir inovação e qualidade no trabalho desenvolvido em várias áreas do design de comunicação.

João Belchior

Fotografia
Carlos Teixeira

Produção 
Tiago Moreno

Comunicação
Rita Carromeu

Intérpretes 
Ivanoel Tavares, José Lobo, Sofia David Luz, Ricardo Mondim

Apoios

Estrutura apoiada por:

Câmara Municipal de Palmela

A colaboração de Passos e Compassos com a Câmara Municipal de Palmela existe desde que foi celebrado o 1º protocolo em Julho de 1996, o qual surgiu por vontade da autarquia, com a finalidade de rentabilizar um espaço cultural – o Cine Teatro S. João – e oferecer à população a possibilidade de usufruir de espectáculos de dança contemporânea no concelho.
A parceria foi alargada e responsabiliza ambas as entidades pela difusão de espectáculos pelo concelho, pela formação em dança e pela angariação de novos públicos.
Com base no Protocolo, estabelecido e renovado periodicamente, Passos e Compassos, através da DançArte e da Ária da Música, apresenta diversas actividades no concelho de Palmela em coordenação com a autarquia, nomeadamente a Semana da Dança e a comemoração do Dia Mundial da Dança.
Desde o ano 2002, com a estreia de um espectáculo para bebés e da programação para o público sénior, esta parceria alargou a sua dimensão e baseia-se no lema de trabalho – Dança no concelho de Palmela, uma realidade para todos dos 0 aos 100.
Esta parceria que é hoje parte integrante do projecto geral da companhia e motor de novas ideias, projectos e dinâmicas, consolida-se diariamente, mostrando que é possível defender um projecto e desenvolvê-lo com base numa estreita colaboração com o poder local e respectiva comunidade.

República Portuguesa – Cultura/ DGArtes – Direção Geral das Artes 

Casa Ermelinda Freitas