Horas a Dançar

No âmbito da
Semana(S) da Dança 2020,
a Passos e Compassos partilha sugestões para descobrir e disfrutar a Arte da Dança em casa.

 

#passosecompassosemcasa 

Dançar em Família

Propostas para partilhar a dança em família e disfrutar de momentos lúdicos. 

A Dança das Cadeiras

PREPARAÇÃO _ Num espaço amplo, organiza-se uma roda de cadeiras, dispostas com as costas voltadas umas para as outras, sendo o número destas igual ao número de participantes em jogo, menos um. Escolhe-se o líder que orientará o jogo.

COMO JOGAR _ O Jogo consiste em dançar pelo espaço, ao som de música; devendo todos,  quando a música faz pausa, procurar uma cadeira livre para se sentarem. O participante que ficar sem cadeira sai do jogo, levando consigo uma cadeira. O jogo continua até que dois participantes, disputem uma cadeira, determinando-se assim o vencedor.

VARIANTE _ Pode jogar-se em pares, tendo os participantes que dançar de mão dada e sentarem-se na mesma cadeira, quando a música faz pausa.

Quem dança como eu?

PREPARAÇÃO _ Num espaço amplo, reúnem-se os participantes e escolhe-se um para ser o primeiro a começar o jogo; Este será o líder.

COMO JOGAR _ O líder propõe uma forma de se movimentarem – andar, marchar, saltar, rebolar… Todos os outros participantes reproduzem o movimento proposto e a um sinal, previamente combinado ( assobio, palma ou pausa/ troca de música) o líder escolhe quem o sucede, propondo  outra forma de se movimentarem. O jogo termina quando todos forem líder, pelo menos uma vez.

VARIANTES _ Pode jogar-se reproduzindo em tempo real a dança livre do líder, ou propondo um estilo de dança, por exemplo: tango, salsa, ballet…

Estátuas que dançam

PREPARAÇÃO _ Num espaço amplo, os participantes dispersam-se pelo espaço e escolhe-se um líder que orientará o jogo.

COMO JOGAR _ Quando ouvirem a palavra ação e/ou a música começar, os participantes dançam pelo espaço livremente. Quando ouvirem a palavra stop e/ ou a música parar, tem de parar imediatamente e ficarem imóveis como estátuas. Podem-se repetir as ações e as paragens várias vezes e com ritmos diferentes. Os choques entre participantes devem ser evitados.

VARIANTE _ Mantendo a estrutura do jogo, podem ser aplicadas outras regras, como por exemplo definir a posição da estátua para parar ( chão, braços para cima, boca aberta…) ou definir o estado da estátua ( contente, triste, cansado, a dormir…)

A Dança dos espelhos

PREPARAÇÃO _ Os participantes formam pares, colocando-se frente a frente.

COMO JOGAR _ Um dos participantes executa movimentos, tentando o seu par reproduzir os mesmos, como se de um espelho se tratasse. O objectivo não é fazer coisas complicadas, mas sim conseguir duplicar bem os movimentos e criar momentos de sincronia. Ao fim de algum tempo os pares trocam de funções.

VARIANTE _ Pode jogar-se como anteriormente, acrescentando o facto de não se poder desviar os olhos do par; Também pode jogar-se com movimentos do quotidiano, como por exemplo: lavar os dentes, lavar as mãos, conduzir, cozinhar, escrever…

A Arte da Dança em Casa

sugestões – Cinema, literatura, jogos e outros para desvendar o mundo da dança.

Sugestões para os mais novos

Royal Opera HouseSadlers Wells - workshopsDanceparentsZero em comportamento - filme

Sugestões para todos

Portugal que dança - série RTPFilmes DançaARTE TVAkram Khan CompanyRTP PalcoMarquee TV

Horas a Dançar

Propostas de entidades, ao desafio lançado à comunidade 

Palmela Desporto

PAlmela Desporto - Dança Clássica-Ballet

7 horas a Dançar

Edições anteriores – 2015/2019

Participações*

Passos e Compassos; Palmela Desporto; ATA Dança/ Flor de Lótus,; Dance Project – União Desportiva da Palhota; Maria Navarro;
Soc. Filarmónica Humanitária; Rancho Folclórico da Lagoinha; Dança e Companhia; Unik Gymdance; Rancho Folclore Regional de Fernando Pó; Tânia Canas; Catarina Guerra; Associação Cultura e Desporto de Poceirão; Ivanoel Tavares; Sabrina Silvestre; Inspira Atitude; RanchoHerdade de Rio Frio; Ass. de Sapateado de Portugal; Leónia Oliveira; Sofia Rosado; Setubailas;

ª por ordem cronológica da 1ª participação.

Palmela – entidades que “Dançam”

CM Palmela - Dança