Tempo de Brincar
Jogo + família + tradição = Diversão
Os Jogos tradicionais, que divertem gerações de famílias, há muitos anos, podem ser uma boa solução para as brincadeiras de verão.
Com materiais acessíveis ou reciclados, as propostas podem ser feitas em qualquer momento e em qualquer lugar, seja em casa ou ao ar livre.
São também excelentes para “gastar” energias e dar umas gargalhadas.
Desafia a família para (re)aprenderem as regras, ou descobrirem novos/ velhos jogos.
Disfrutem!
Nas Férias Culturais, dedicamos Tempo às tradições e aos jogos tradicionais. Partilhamos alguns dos preferidos das crianças.
Jogo da Macaca
Material Necessário: Giz ou pau para “desenhar” no chão; uma pedra
Como se joga: Desenha uma macaca no chão, com casas numeradas de 1 a 10.
O primeiro jogador, atira a pedra para a primeira casa e quando começar a jogar salta ao pé-coxinho, evitando pisar a casa onde está a pedra.
O objetivo é repetir o procedimento para todas as casas, até ao fim da macaca.
Depois começa outro jogador.
Quando a pedra sair fora da casa, o jogador a pisar ou às riscas desenhadas, dá a vez.
Jogo do Elástico
Material Necessário: Elástico com cerca de 5 metros
Como se joga: Dá um nó nas pontas do elástico.
Afastados a uma distância considerável (no mínimo, metro e meio), dois jogadores – os apoios! – devem colocar o elástico à altura dos seus tornozelos e afastar as pernas de forma a que o elástico desenhe um retângulo paralelo ao chão.
Os outros participantes devem saltar por cima e para dentro deste espaço sem tocar no elástico ou tropeçar nele, seguindo coreografias já definidas.
Quando todos os jogadores terminarem de saltar, o elástico sobe um nível e vai para a altura dos joelhos, depois para as coxas e quadris.
( Normalmente é preciso adaptar o nível do elástico por causa da diferença de altura entre as crianças.)
Quando um dos participantes se engana é a vez de outro jogador começar.
As coreografias variam tanto quanto a criatividade e a energia dos participantes permitirem.
O Rei manda
Material Necessário: Parede
Como se joga: Este jogo é excelente para a família jogar toda junta, pois quanto mais participantes, melhor. Num espaço que tenha parede, ou apenas com um risco desenhado no chão, o rei eleito coloca-se de costas para a parede ou risco e os restantes participantes colocam-se, lado a lado, à sua frente, a uma distância de cerca de 10 ou mais passos.
A função do rei é dar ordens que podem variar bastante. Os outros participantes cumprem essas ordens, tentando aproximar-se da parede ou risco onde está o rei. Quem conseguir chegar à parede ou ao risco em primeiro lugar, será o novo rei.
Ao dar as ordens, o rei deve começar por dizer, “O rei manda…:”. Por exemplo pode dizer: “O rei manda…dar dois saltos para a frente ou um salto de gigante para o lado esquerdo, saltar a pé coxinho para o lado direito, dizer o nome em voz alta, rodopiar 5 vezes”, etc.
Mais tarde ou mais cedo alguém chegará ao pé do rei e tomará o seu lugar.