Férias Culturais em casa – Natal 2021

Em 2021 a Passos e Compassos propõe Férias Culturais em Casa, para todas as crianças e famílias de forma gratuita, em formato online.

No Tempo inicialmente previsto para a realização presencial do programa, são disponibilizadas, nesta página, propostas para desenvolver em casa.

Natal 2021 – de 20 a 30 de Dezembro

 

Votos de Boas Festas com saúde! 

Propostas para desenvolver em casa…

(Clique em cada opção para ver descritivo)

De cartão em cartão - Proposta 1/8

Tempo de Aprender
Criar um c
artão de Natal ou Ano Novo

Ainda vais a tempo…
Sozinho ou em família, cria e escreve cartões de Natal ou Ano Novo para a família e/ou amigos.

💌 Quadrado, redondo, com ou sem pop-up, com ou sem abertura, com ou sem surpresas, dourado ou prateado, muito colorido ou a duas cores, as possibilidades são infinitas.

Solta a imaginação e diverte-te!

📎 Materiais:
Cartolina ou Papel
Canetas de feltro ou lápis de cor
Tesoura
Cola
Opcional: Papéis, jornal, Purpurinas, papel de lustro, tecidos…

Nas Férias Culturais, habitualmente contamos com a presença de um convidado especial, o ilustrador Zé Nova, para desenhar o cartão de Natal e trabalhar com os mais novos.
Escrevemos as moradas no envelope (à antiga) e vamos até aos correios, enviar o postal para a nossa família.
Depois é divertido receber o postal em casa.

Partilhamos alguns cartões que fizemos nas Férias Culturais, para que se possam inspirar.

Uma visita à página da ilustradora Johanna Basford, que tem vários trabalhos em torno do natal, que partilha desenhos para pintar e vários tutoriais gratuitos, pode ser muito inspiradora.

https://www.johannabasford.com/christmas/

https://www.johannabasford.com/downloads/

Natal ecológico - Proposta 2/8

Tempo de Pensar ( e aplicar)
Ideias para um Natal mais ecológico

Conseguem imaginar a quantidade de desperdícios que se registam ano após ano na época do Natal?

Neste período devemos parar para pensar e oferecer ao planeta pequenos gestos e comportamentos mais ecológicos, que fazem a diferença.
Introduz mudanças simples nas tradições, partilha as tuas ideias com familiares e amigos a torna o Natal mais sustentável.

Sugestões para fazer em casa

🖼 Cria os presentes para ofereceres
De forma criativa, podes criar uns presentes originais que toda a família vai adorar.

– Vales, disponibilizando o teu tempo e trabalho.
( Exemplos: Vale um abraço/ Vale um pequeno almoço na cama/ Vale uma noite de cinema divertida/vale uma massagem/ Vale uma ajuda na limpeza da casa.)
– Marcador de Livros
– Desenho para emoldurar

🎄 Cria a tua decoração de Natal
Para além de reutilizares ou reciclares os enfeites de anos anteriores, podes também criar novos com materiais reciclados.

🎁 Embrulha os presentes de forma original
Faz os embrulhos de Natal reutilizando materiais e evita as embalagens excessivas ou complexas

Partilhamos algumas imagens com sugestões, criadas nas Férias Culturais e nas Aulas Criativas.

Sugestão de Materiais:
Reciclados: Papéis, jornais, revistas, tecidos, cartão, frascos de vidro, garrafas, rolhas, cápsulas de café, lãs, linhas, caixas ou mesmo os embrulhos e laços dos anos anteriores.
Marcadores e lápis de cor
Tesoura
Cola

Outras sugestões para implementar em família

Árvore de Natal
Adquirir um pinheiro de natal artificial, uma decoração natalícia que poderá ser reutilizada.
Caso prefira um natural, comprar apenas em locais autorizados que ofereçam garantia de sustentabilidade.
ou
Alugar um Pinheiro Bombeiro
Sabia que a sua árvore de Natal pode ajudar a prevenir incêndios? Basta alugar um Pinheiro Bombeiro. Esta iniciativa existe há 5 anos para ajudar a manter os terrenos limpos, a diminuir o risco de incêndio e a contribuir para a compra de material para os Bombeiros Voluntários.
Também pode informar-se sobre iniciativas semelhantes na sua área de residência, já que estas são cada vez mais comuns.
e
Estar atento a campanhas para a reflorestação
Algumas lojas promovem campanhas de Natal para ajudar na reflorestação. Só tem de comprar um pinheiro natural numa das lojas, usá-lo em sua casa durante a época natalícia e devolvê-lo no final das festas para que possa ser replantado

Compras
Usar os transportes públicos para fazer as suas compras de Natal e levar o seu próprio saco para evitar o desperdício de sacos de plástico.

Alimentação
Preferir frutas e vegetais da época, com menos impactos ambientais. Certificar ainda que o bacalhau, o perú ou o polvo para a ceia de Natal é de média ou grande dimensão. ( Por exemplo, o polvo deverá pesar pelo menos 800 gramas, o tamanho de um polvo adulto, para não estar a adquirir um ainda em fase de crescimento e maturação.)

Cuidados a ter na cozinha
Poupar água! A azáfama nem sempre permite pensar neste pormenor, mas é muito importante arranjar formas de poupar este recurso enquanto se preparam as refeições. Evitar lavar loiça à mão, se puder colocar na máquina. Não deixar as torneiras abertas enquanto se desloca de um lado para o outro e sempre que utilizar óleo alimenta reservar à parte: é que ao reciclar o óleo, evita contribuir para a contaminação de milhões de litros de água.

Não desperdiçar comida!
O desperdício alimentar é um problema sério ao qual devemos dar atenção. Cozinhar alguns legumes com casca, assim evita desperdiçá-las. Aproveitar o que sobra para fazer novas receitas ou congelar para outras refeições. Não deixar que os alimentos se estraguem, pois, a sua decomposição também gera gases com efeito de estufa, que contribuem para as alterações climáticas.

Reciclar
Depois da alegria da abertura das prendas fazer uma separação entre o papel de embrulho e fitas que podem ser reutilizadas e colocar o restante papel, caixas e embalagens no seu respetivo ecoponto. Um Natal ecológico é aquele que envolve reciclagem!

Obras Mágicas - Proposta 3/8

Tempo de Aprender
Obras Mágicas

Ao longo do tempo vários criadores em diversas áreas artísticas inspiraram-se no Natal para criarem obras mágicas que chegam até aos dias de hoje, muitas vezes reinventadas e adaptadas aos nossos dias.
Convida a tua família para pesquisarem sobre as obras, abaixo referidas e deixem-se encantar pela magia do Natal.

💃Dança

Nutcracker/ Quebra Nozes

Baseado no conto O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos, de E. T. A. Hoffman, o bailado O Quebra-Nozes é a história de uma menina que, na noite de Natal, sonha com o Soldado Quebra-Nozes.

Numa feroz batalha contra o Rei dos Ratos, Quebra-Nozes encontra-se em grave perigo, mas Clara, vencendo os seus próprios medos, entra nesta batalha e batendo desesperadamente com os seus sapatinhos na cabeça do Rei dos Ratos acaba por derrotá-lo. Transformado agora num príncipe, o Quebra-Nozes conduz Clara pela floresta, onde assistem à dança dos flocos de neve, com destino ao Reino dos doces.

Casa da Música – sobre a obra

Ver online (excertos e documentários)

Royal Opera House

The Washington Ballet

English National Ballet 

New York City Ballet 

Bolshoi Ballet 

🎵 Música

Todos conhecemos melodias dos clássicos alusivas ao Natal, mas será que sabemos quem são os autores? Quando se ouviram pela 1ª vez? Ou as histórias por detrás das mesmas?

Classic FM (texto em inglês)

Online encontras várias playlist para disfrutar

Spotify – playlist sugestão 1

Spotify – playlist sugestão 2

📖 Literatura

Um Conto de Natal, de Charles Dicken
Escrito por Charles Dickens em 1843, Um Conto de Natal ou O Natal do Sr. Scrooge é talvez um dos mais conhecidos contos da literatura universal e, sem dúvida, o mais conhecido conto de Natal. Nele, todo o sortilégio do Natal é tratado na prosa de um dos melhores caricaturistas sociais de todos os tempos, que foi talvez aquele que melhor soube apreender e transmitir o espírito do Natal!
Inúmeras vezes adaptado ao teatro, cinema e televisão, poucos serão aqueles que ainda não ouviram falar do fantasma do Natal Passado, do fantasma do Natal Presente e do Fantasma do Natal Futuro e do velho avarento que é visitado por estes espíritos que lhe transmitirão o verdadeiro sentido do Natal.

Um Rapaz Chamado Natal, de Matt Haig
Um livro mágico e imperdível!
Esta é a verdadeira história do Pai Natal. Sim. Do Pai Natal.
Mas, se fores uma daquelas pessoas que acham que certas coisas são impossíveis, larga já este livro, porque ele está cheio de coisas impossíveis e inimagináveis.
Ainda estás a ler isto? Excelente! Os elfos ficariam orgulhosos.

O Mistério de Natal, de Jostein Gaarder
Nesta história de Natal fascinante, um grupo de peregrinos – sendo eles uma menina, alguns anjos e pastores, várias ovelhas e um pequeno cordeiro de pelo macio – viaja em sentido contrário ao do tempo.
É um conto de Natal empolgante que gira à volta de um calendário mágico que traz em si um enigma. Ao longo de todo o livro, enquadrado por magníficas ilustrações, Jostein Gaarder consegue mais uma vez criar uma atmosfera que envolve, cativa e fascina tanto os leitores mais velhos como os mais novos e que explica o nascimento do Menino Jesus.

Cartas do Pai Natal, de J. R. R. Tolkien
A cada Dezembro, os filhos de J. R. R. Tolkien recebiam um envelope com um selo do Pólo Norte. Lá dentro, estava uma carta numa estranha letra estranha e um desenho belamente colorido. As cartas eram do Pai Natal.
Elas contavam maravilhosas histórias da vida no Pólo Norte: desde a forma como o Pai Natal preparava os brinquedos às travessuras com que o seu Urso Polar o atrasava, desde os amigos que frequentavam a sua casa (Bonecos de Neve, Elfos, Ursos das Cavernas e um Homem da Lua) até às batalhas com os maléficos duendes que ameaçavam a saída do mais famoso trenó.
Por vezes também o Urso Polar rabiscava alguma nota, ou então era o Elfo Ilbereth que escrevia na sua elegante letra floreada, acrescentando ainda mais vida e humor às histórias.
O livro reúne as cartas e os desenhos com que a imaginação de Tolkien alimentou a dos filhos. Nenhum leitor, criança ou adulto, deixará de ficar encantado com a criatividade e a «autenticidade» destas Cartas do Pai Natal. Recomendado para crianças com mais de 8 anos.

Mimos doces - Proposta 4/8

Tempo de lazer
Mimos doces

Uma das tradições de Natal são as bolachas e os doces.
Sugerimos duas receitas, para preparares com a família e partilharem momentos saborosos e divertidos.

Estes mimos também podem ser prendas; basta preparares uns lindos embrulhos e um pequeno cartão.

Nas Férias Culturais é tradição, cozinhamos com os mais novos e preparamos mimos para as famílias.
São sempre momentos divertidos!

🍪 Bolachas de manteiga

Tempo de preparação aprox. 30min

Ingredientes para 30 unidades

550 g de farinha
250 g de açúcar
250 g de manteiga derretida
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
Farinha para polvilhar
Papel Vegetal

Passo a passo

  1. Bata o açúcar com a manteiga e a baunilha.
  2. Junte, aos poucos, a farinha e, depois, adicione o ovo.
  3. Amasse com as mãos ou mexa bem com uma colher, até conseguir formar uma bola.
  4. Leve ao frio durante, pelo menos, 30 minutos.
  5. Polvilhe a bancada com farinha e, sobre ela, estenda pedaços de massa com o rolo.
  6. Corte as bolachas, com cortantes de formatos natalícios, e disponha-as num tabuleiro polvilhado com farinha ou forrado com papel vegetal.
  7. Leve-as ao forno, pré-aquecido a 150ºc, por cerca de 10 a 15 minutos.
  8. Deixe arrefecer e sirva.

🍩 Brigadeiros de chocolate

Tempo de preparação aprox. 25 min.

Ingredientes para 10 doses

200g de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
chocolate granulado q.b
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
Margarina para untar
Forminhas de papel

Passo a passo

  1. Coloque todos os ingredientes indicados numa panela funda, exceto o chocolate granulado.
  2. Leve ao lume e deixe cozinhar, em lume médio, mexendo sempre até a massa soltar-se da panela.
  3. Retire do lume e deixe arrefecer bem.
  4. Com as mãos untadas com margarina, molde pequenas bolas com a massa e depois envolva-os em chocolate granulado.
  5. Coloque em forminhas de papel e leve ao frio até servir.

Partilhamos uma outra sugestão do bolo mais tradicional no Natal

Bolo Rei – sugestão da Pumpkin

Memórias de Família - proposta 5/8

Tempo de Pensar
Memórias de família

Este ano, o Natal foi diferente… é verdade!
Mas também é verdade que nenhum Natal é igual…

Propõe à tua família relembrarem os natais passados, falarem sobre as tradições em família, os acontecimentos especiais, os elementos da família presentes em cada ano, as viagens e registarem tudo num álbum.
Fotografias, palavras, desenhos… Por ordem ou não… tudo é válido!
Soltem a imaginação e divirtam-se a criar o registo do Natal singular, que é o da vossa família.

– Para iniciar o projeto, propomos uma conversa presencial e/ou através de uma vídeo chamada, com as perguntas sugeridas* ou outras…

– Anota tudo o que achares interessante e propõe que cada elemento contribua com um apontamento para o álbum.

– Com o apoio da tua família, procura ou imprime fotografias que ilustrem os momentos especiais.

– Organiza os materiais e inicia a composição do álbum.

🗣* Para iniciar a conversa…

Como foi o meu primeiro natal?
Qual a melhor parte do Natal? E a pior?
Qual o Natal mais feliz que já viveram? E qual o mais triste?
Qual o prato preferido ( doce ou Salgado) obrigatório na Ceia de Natal?
Quem é o melhor “chef” na cozinha?
Quais os momentos divertidos e insólitos que se recordam?
Qual foi o presente que mais gostaram de oferecer?
Qual o melhor presente que já receberam?
A árvore de Natal tem sempre a mesma decoração de ano para ano? Há elementos que se mantém, com significado especial?
Quem foi ou é o maior entusiasta de Natal na família?
Como se divertem em família?
Quem são os últimos a deitar na noite de Natal? E quem é madrugador?
Quem, às escondidas, procurava os presentes de Natal em criança?
Quem traz os presentes? O Pai Natal? O menino Jesus? Ou a família e amigos?
Ao longo do anos como mudaram as vivências da época natalícia?
O que significa esta época?

Materiais:
Álbum de fotografias ou caderno branco
Bloco de notas
Esferográficas, canetas de feltro ou lápis de cor
Tesoura
Cola
opcional: Tecidos, fitas, brilhantes…

Passeio pela Vila de Palmela - proposta 6/8

Tempo de Passear
Passeio pela Vila de Palmela

🚶‍♀️E porque não convidares a família para um passeio a pé na vila de Palmela?

Até dia 6 de Janeiro, distribuídas pela Vila de Palmela, as figuras etnográficas que compõem o Presépio, evocam ofícios e personagens típicas que fizeram parte da história local do séc. XX e, que continuam hoje a habitar no imaginário e na memória.

Para que o passeio seja rico e completo podes utilizar a proposta do Museu Municipal de Palmela
“Pé ante Pé! Descobre o que o presépio é!*, sugere um percurso pela vila de Palmela, acompanhado por um mapa e informação sobre cada uma das figuras do presépio etnográfico.

Bons passeios!

Descobre mais em:

CMPalmela – informação

CMPalmela – mapa e percurso 

Nota: Esta proposta já foi realizada várias vezes no programa Férias Culturais, em parceria com o Museu Municipal de Palmela, sempre com sucesso junto dos mais novos.

2022 à porta - proposta 7/8

Tempo de Aprender 
Criar um calendário

Porque o ano 2022 está à porta, a proposta é criar um calendário para ti ou para toda a família e colocar no teu quarto ou na cozinha?
O calendário é uma ferramenta que nos orienta no tempo, ao longo de todo o ano, que pode ser bonito, personalizado e único, com o registo de eventos ou datas importantes.

PS: para os mais novos pode ser também uma aprendizagem interessante sobre a organização do tempo.

📎 Materiais

Folhas A4 para imprimir ou desenhar
Folhas de cartolina A4
Canetas de feltro ou lápis de cor
Tesoura
Fita ou lã
Cola
Furador

🗓 Como fazer?

– Decidir o formato do calendário; A4? A5? Para pendurar? De mesa? Cartões individuais?

– Criar 12 folhas com os doze meses do ano.
Podes descarregar e imprimir uma das três sugestões que em seguida partilhamos
ou com o apoio da tua família, procurar outras sugestões na internet.

Simples, com margem para a tua imaginação

Com imagens de animais

Para pintar com desenhos temáticos

– Podes também desenhar do início a grelha de cada mês, como sugerido neste vídeo. (Com muita atenção aos dias e dias da semana de 2022)
https://www.youtube.com/watch?v=ta4SmdrlS-o

– Organizar as folhas por meses e colar em folhas mais grossas.

– Personalizar a gosto: pintar, colar autocolantes, ou outra forma criativa.

– Se for para pendurar, fazer um furo no topo de cada folha, passar o fio em todas as folhas e atar com margem, de forma a ser possível passar as folhas.

– Se for de secretária, criar em cartolina um apoio para as folhas.

– Assinalar as datas importantes; aniversário, festas, férias….

– Colocar num local visível e disfrutar!

Noite especial - Proposta 8/8

Tempo de lazer
Noite especial!

🎉 A noite do fim de ano é uma noite especial!
Pensar e preparar uma festa a ser partilhada em casa com a família, é sem dúvida uma boa sugestão.
Festa temática, noite de cinema, jantar gourmet, maratona de jogos ou festa online?
Partilhamos algumas sugestões para momentos divertidos…

Mas…
🕰 Antes de iniciarmos 2022, é importante “fechar” 2021 e criar uma cápsula do tempo pode ser uma atividade divertida.
Sugestão: Numa caixa/ lata ou garrafa, coloca fotografias, textos, palavras ou desenhos que lembrem o ano que passou e representem os desejos para o futuro. Esconde num lugar especial e marca na agenda a sua abertura daqui a algum tempo.

✲ Ideias para organizar a Noite de Fim de ano

  • Escolher o espaço que recebe o evento – sala, ar livre, ou outro.
  • Decorar o espaço – individuais para a mesa, mensagens, ou desenhos…
  • Definir as regras da indumentária “Dress code” e fazer acessórios para vestir – chapéus, gravatas, ou laços em papel.
  • Reunir uma lista de filmes/ curtas interessantes e divertidas
  • Compor uma “playlist” de música que anime os vários momentos da noite.
  • Selecionar os tachos e as panelas! para à meia-noite, afastar as coisas más e acolher o ano novo.
  • Preparar receitas e snacks divertidos – pipocas, gelatina, gomas, “cocktails” …
  • Surpreender a família e amigos com ligações online para desejar bom ano novo!

Vamos cantar as Janeiras

Dia de Reis

Janeiras - Palmela

A Tradição

No dia 6 de janeiro, a tradição das Janeiras cumpre-se em Palmela, com a população a sair à rua para celebrar a Noite de Reis e o Ano Novo.

O desfile dos grupos corais que participam na iniciativa tem início às 21h00, nos Paços do Concelho, e percorre o Centro Histórico da vila.  O percurso termina no Largo de S. João, com a atuação final e um momento de convívio, com partilha do bolo rei e moscatel. 

Em 2022, o Município de Palmela convida a cumprir a tradição de forma alternativa.

Vamos cantar as Janeiras 2022 – CMPalmela

As Janeiras nas Férias Culturais

Para a participação do grupo Férias Culturais nas Janeiras, já é uma tradição contarmos com a orientação da artista Joana Negrão, que  trabalha várias musicas, tradicionais e originais.

Partilhamos duas letras originais para cantarem em família em casa, pois 2022 a tradição terá de ser cumprida de outra forma!

Somos Férias Culturais
Somos Férias Culturais
Aprendemos sobre as Artes todas
E cantamos bem demais (bis)

S. João, Palmela
Cultura é a janela
Para nos guiar

Vamos às Janeiras
Por todas as beiras
Sempre a cantar

Teatro, Dança e pintura
Escultura e Arquitectura
Hoje a arte é cantar pra todos
Que nos ouvem nesta altura (bis)

S.João, Palmela
Cultura é a janela
Para nos guiar

Vamos às Janeiras
Por todas as beiras
Sempre a cantar

Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Com os amigos destas férias vamos
Com vazias algibeiras (bis)

S.João, Palmela
Cultura é a janela
Para nos guiar

Vamos às Janeiras
Por todas as beiras
Sempre a cantar

Cantamos para anunciar
Cantamos para anunciar
Que nasceu o Salvador nasceu
Por favor vamos cear (bis)

S.João, Palmela
Cultura é a janela
Para nos guiar

Vamos às Janeiras
Por todas as beiras
Sempre a cantar
Sempre a cantar
Sempre a cantar

 

para a música Natal dos simples, de Zeca Afonso

Janeiras – Férias Culturais

As crianças e as famílias

Na noite de Janeiro

Vão juntas pela Vila

Com as artes em primeiro

Vão todos divertidos

Provam bolo Rei

Cantam com os amigos

A alegria é a lei

(refrão)

Celebramos a cultura

A Dança e o Teatro

Também temos pintura

escultura e arquitetura

Para os fracos temos chá

Para os fortes um cachecol

Juntos pela vila

A passo de caracol

Em Palmela a cantar

Para as almas aquecer

E as artes abraçar

Para muito aprender

(refrão)

Celebramos a cultura

A Dança e o teatro

Também temos pintura

escultura e arquitetura

Todos de mãos dadas

Os Reis celebramos

Por todas as fachadas

Feliz Ano desejamos

Propostas interessantes para os mais novos

Pumpkinkrokotak.PNLRTP PalcoRoteiroMuseu PalmelaRoyal Opera housePequenadaGulbenkian

Férias Culturais desde 2013

Fale conosco…

Partilhe questões, ideias, experiências, trabalho, sugestões e muito mais…

Estamos à V. disposição através do email [email protected]

Apoio Câmara Municipal de Palmela 

Estrutura financiada
Governo de Portugal | Secretário de Estado da Cultura e DGArtes – Direção-Geral das Artes.