Ciclo Syrah

Com o fim do Ciclo Syrah surge a imagem final; o logotipo revela-se pela composição das imagens gráficas dos 8 Bouquets/ criações, criados e apresentados entre 2018 e 2022.

Entre 2018 e 2022, a DançArte apresentou um ciclo de espetáculos com oito criações – Bouquets.

Ideia

O património e a cultura estão em foco nas criações, a par dos aspectos artísticos e de linguagens contemporâneas, desenvolvias pela DançArte ao longo dos anos, como opção e linha artística.

O ciclo defende uma aproximação à cultura local, particularmente à riqueza da vinha e do vinho, com o intuito de aproximar a arte contemporânea das raízes do público.

Ao longo do ciclo, a criação em dança, surge entrelaçada com outras áreas artísticas, enriquecendo os espectáculos e tornando-os realidades transversais, onde a Arte se assume como um todo.

Como ponto de partida, pretende-se traçar um paralelo entre a arte do vinho e o acto criativo. Para o desenvolvimento do processo de criação, a pesquisa é uma etapa fundamental, pois com base nos processos que envolvem a produção e degustação de vinho, serão estabelecidos pontos de contacto entre as várias etapas do vinho e a vida.

O processo criativo será desenvolvido sob diferentes perspectivas, desencadeado etapas de um processo interior que é servido ao público de forma maturada.

Neste processo, propõe-se pesquisar a arte do vinho e a sua história, transpondo o pensamento para a dança e música, que dialogam entre si, em tempos de degustação e habitar o corpo e cada espaço, como um bouquet de vinho, descoberto pouco a pouco, desvendado o movimento, o cheiro, o som e cada nota de sabor.

Uma vez que o ciclo, é desenhado para quatro anos, é importante que ele próprio se transforme e mature em múltiplos processos públicos ou não.

Espaços

Com duas criações por ano, este ciclo propõe espectáculos no teatro, mas também na RUA, mais especificamente em Adegas do concelho de Palmela.

Em parceria com a Rota de Vinhos da Península de Setúbal e quatro Adegas de Palmela, a DançArte ocupará espaços de forma impar, oferecendo aos criadores e intérpretes a possibilidade de expandir o seu trabalho e ao público experiências únicas.

Cine Teatro S. João Palmela e…

2018 – Quinta da Serralheira;

2019 – Quinta do Piloto;

2021 – Casa Ermelinda Freitas;

2022 – Filipe Palhoça Vinhos

 

Bastidores – Syrah

Espaço de partilha de processos, fotografias e vídeos informais, testemunhos, pensamentos, curiosidades…

Adira ao grupo Facebook 

Vídeo de lançamento – 2019

Apoios

Câmara Municipal de Palmela
República de Portugal | Secretário de Estado da Cultura e DGArtes – Direção-Geral das Artes

Parcerias

Rota de Vinhos da Península de Setúbal
Quinta da Serralheira
Quinta do Piloto
Casa Ermelinda Freitas
Filipe Palhoça

CRIAÇÕES

(clique para conhecer em detalhe)

Ano 2020

(clique para conhecer em detalhe)

Em 2020, as criações previstas – Destempo Vertical/ Abril no Cine Teatro S. João e Aroma do Tempo/ Agosto na Casa Ermelinda Freitas, foram adiadas para 2021, por não estarem garantidas as condições de segurança para a sua realização.

Entre Fevereiro e Março, decorreu o processo de criação, da peça que não subiu à cena.

Foi criada uma alternativa com o espectáculo Syrah a Solo,  apresentado em Outubro no Cine Teatro S. João;

Pensado para o contexto de 2020, o espectáculo apresentou momentos a solo, tendo sido cumpridas as regras de segurança no trabalho, por parte das várias equipas intervenientes.

Syrah a solo é um cartão de visita do Ciclo Syrah, em que os intérpretes, a solo, revisitam momentos criados em bouquets anteriores, que serão interligados de forma inédita, num mesmo momento.

EQUIPA – BIOGRAFIAS

Sofia Belchior

Criadora, coreógrafa, formadora, monitora e produtora, é membro fundador da Passos e Compassos.

Inicia os seus estudos de dança aos cinco anos de idade, na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, com os professores Maria Bessa e António Rodrigues. Finaliza em Julho de 1992 o Curso Complementar de Dança da ADCS.
De 1992 a 1995 foi bailarina da CeDeCe.

Em 1994 participa no Festival Ionge Dans 3 na Academia de Roterdão – Holanda.
Em 1995 participa como coreógrafa/ bailarina na I Conferência Europeia da Dança, realizada em Londres.

Em 1998, frequenta o Curso de Gestores de Programação Artística, promovido pela Culturgest.
Como formadora credenciada de dança, orienta acções de formação para diferentes públicos. Cria e produz diversas peças de dança para diferentes públicos, para a DançArte, mas também em colaboração com outras entidades.

António Machado

Criador, músico, compositor e técnico de sonoplastia e luminotécnia, é membro fundador da Passos e Compassos.
inicia os estudos em música aos dez anos de idade, na Academia de Música do Centro Cultural de Beja. É membro fundador de Anonimato com o qual edita dois C.D. Em Julho de 1993 frequentou o Workshop de Frank Kollges, Festival Renânia-Norte Vestefália, Acarte/ Gulbenkian. Em 1995, cria uma peça musical inspirada na recolha de Michael Giacometti para o Museu do Trabalho em Setúbal.
Em 2000 cria o suporte musical para uma exposição de um Museu em Elvas.
Entre 2005 e 2008, assume a Direcção Técnica do Festival de Teatro de Setúbal, organizado pelo Teatro da Fonte Nova.
Em 2012, participa na Devcon da Eigenlabs, em Denver/ Inglaterra e em 2016 no ContinuuCon em Ashville.Com base num estúdio próprio cria diversas composições, grava trabalhos musicais e orienta formações.
Noa anos de 2015, 2017 e 2019, organiza os Encontros 3EEE, em Santo André/ Portugal, Gor– Granada/ Espanha e Santo André/ Portugal, respetivamente.
Em 2016 participou no 1ºContinuuCon em Ashville/ EUA e em 2018 no 3ºContinuuCon em Paris/ França. 

Atualmente, assume a direção da Passos e Compassos e desenvolve ações na área artística, para diferentes públicos e comunidades.

Zé Nova

Artista Plástico; Estudou Arte e Design, especializou-se em Cinema de Animação – Neurones Portugal, área onde participou em diversos filmes de animação e séries televisivas de produção nacional e estrangeira.

Tirou o curso de Ilustração infantil – Citen, Fundação Calouste Gulbenkian.
Começou a trabalhar em teatro em 2001 como figurinista, aderecista e cenógrafo, tendo colaborado com diversas companhias teatrais de norte a sul do país.

Integrou a equipa do Teatro de Animação de Setúbal, como figurinista residente, de 2008 a 2012.

Actualmente, colabora como figurinista com diversas companhias de teatro, dança e animação e como Ilustrador de manuais escolares e livros infanto-juvenis para a Porto Editora e Areal Editores. colabora com a Passos e Compassos, desde 2011.

Carlos Teixeira

Nascido em Outubro de 1979, há uns anos tomou a máquina fotográfica como ferramenta de trabalho, deixando a sua formação da Licenciatura em Design, da Universidade de Aveiro, para ser fotógrafo a tempo inteiro; deixando mas não abandonando, pois leva consigo para tudo o que faz a sua formação como designer.
Trabalhando especialmente nas áreas de produto e retrato, mantém desde sempre uma ligação com uma série de projectos ligados à Dança e ao Teatro, tanto como um complemento ao trabalho fotográfico, mas também como modo de retribuição à sociedade, através das artes.

Inês Maló

Frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional até ao segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico e terminou o seu curso de dança na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal onde interpretou peças de Daniel Cardoso, de Gagik Ismailian, entre outros, no contexto da Pequena Companhia da Academia de Dança de Setúbal. Termina a sua Licenciatura em Dança na Escola Superior de Lisboa em 2017. Esteve ainda na Fontys Dance Academie em contexto do programa Erasmus + na Holanda. Teve a oportunidade de trabalhar com a artista plástica Cindy Moorman e os coreógrafos Amélia Bentes, Blenard Azijaj, Daria Kaufman e Eddy Becquart. Colabora com a Passos e Compassos/DançArte desde 2015.

Ivanoel Tavares

Em 2005 integra o Curso Profissional de Formação de bailarinos da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, que finaliza em Julho de 2013.
Participou no EcoFashion da AMARSUL em 2012 e no Concurso Dançarte do Algarve ganhando o 3º lugar com apresentação do “Deep”.
Em 2013 participa Musical Luísa Todí encenação de Miguel Assis e coreografia de Iolanda Rodrigues; foi considerado Bailarino Revelação, pelo Distrito de Setúbal. Começou a carreira com um estágio na CPBC (Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo)
Em 2014, estagiou no Quórum Ballet e trabalhou na PMP (Paulo Magalhães Produções) em Angola “As 7 Maravilhas de Angola”.

Em 2015 foi finalista do programa “Achas Que Sabes Dançar”, colaborou com a Nucha, Mickael Carreira e David Carreira, Participou nos XX Globos de Ouro. Trabalhou com os coreógrafos Benvindo Fonseca e Gonçalo Lobato.
Em 2016, colaborou Companhia de Évora e inicia uma colaboração com a escola de dança nos Açores “A minha Escolinha de Ballet”.

Em 2017 participa no programa “Let’s Dançe” no qual fica em 2º Lugar, participa no vídeo clip de Anselmo ralph “Casa Comigo” e de seguida no Vídeo Clip da Sara Tavares “Brincar de Casamento.

Colabora com a DançArte desde 2013.

José Lobo

Em 2006 concluiu o curso de Artes e Ofícios do Espectáculo (Chapitô).

Em 2010 concluiu a licenciatura como Actor na Escola Superior de Teatro e Cinema.

Já foi direccionado, entre outros, por Álvaro Correia, João Brites, Francisco Salgado, Jean-Paul Buchieri, Maria Duarte, Luca Aprea, Avila Costa, Nuno Pino Custódio, Ana Tamen, Sofia Belchior, Ana Zannatti, João Gil, John Mowat e José Maria Dias.

Em 2012 ganha um apoio para formação continuada de 7 meses pela GDA e ingressa numa escola de dança, em Málaga.

Trabalha como freelancer, interligando a acrobacia aérea com o teatro, o canto e a dança.

Colabora com a companhia DançArte desde 2010.

Pedro Sampaio

Começou a dançar aos 12 anos, em Évora, tendo Dança como disciplina do 7º ao 9º ano. Aos 13 anos iniciou aulas de dança contemporânea de forma regular.

No ano de 2016, ingressou na Escola Superior de Dança, tendo concluindo os estudos em 2019,

No ano de 2017 ingressou no Projecto Quorum, onde desenvolveu a capacidade enquanto bailarino e interprete e investiu numa maior versatilidade através do trabalho com diversos coreógrafos.

Ao longo destes anos teve a oportunidade de trabalhar com diversos coreógrafos como; Barbara Griggi, Bruno Duarte, Daniel Cardoso, Elisabete Magalhães, Filipe Narciso, Liliana Garcia, Luís Marrafa, Miguel Ramalho e Vitor Hugo Pontes.

Como bailarino profissional, colaborou com a companhia Quorum Ballet, na peça para crianças, “Cidade Verde e Cidade Azul”, criação de Filipe Narciso.

Ricardo Mondim

Na sua formação profissional consta, entre outros, o Curso de Nível Avançado de Trapézio Fixo, na Escola de Circo Rogélio Rivel, em Barcelona; Formação intensiva com a trapezista Aline Vicente; Formação de trapézio fixo orientado por Zoé Maitre.

Em 2003 foi membro fundador da NeoCirka – Circo de Intervenção Cultural Crl. Foi coordenador do Projeto “Espaço Lança”, onde dirigiu e participou como intérprete em diversos espetáculos.

Desde 2004 colabora com a Cooperativa PIA – Projetos de Intervenção Artística.

Em 2008 é convidado a colaborar como interprete e diretor cenográfico no espetáculo “Xerazade não está só”, um projeto Artemrede em Co-Produção com Lua Cheia – Teatro para Todos e Marionetas de Mandrágora.

Em 2012 Criou o espetáculo “Caracaos” em parceria com Sylvain Peker e trabalhou com o maestro e compositor Jorge Salgueiro nos espetáculos “Da cor da água” e “A vida de um vinho”.

Em 2014 criou o espectáculo A Velha Ampulheta”, premiado no Festival de Teatro de Setúbal, em 2017 “QARIB” e em 2019 “Homem Delírio” todos com música inédita de Um Corpo Estranho.

Desde 2009, colabora como interprete e criador na associação Passos e Compassos/ DançArte.

Sofia David Luz

O seu gosto e interesse pela dança surgiram desde muito cedo, tendo, aos 3 anos de idade, começado a ter aulas regulares na instituição escolar que frequentava. Dos 9 anos de idade até aos dias de hoje, começou também a dedicar-se à ginástica rítmica. Entretanto, frequentou a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, onde teve o seu primeiro contato com a Dança Contemporânea e Clássica.

Terminou a Licenciatura na Escola Superior de Dança, em Lisboa, durante esse percurso, frequentou a Oslo National Academy of the Arts – KHIO (Oslo, Noruega), através do programa Erasmus+, na qual teve a oportunidade de continuar a sua aprendizagem em Dança Contemporânea e Clássica e de estender os seus horizontes às vertentes de Jazz, Danças de Salão e Hip Hop.

Como coreógrafa, desenvolveu as peças “(Diz)para” e “Ainda que a nuvem passe por cima da luz”, tendo a última vencido o prémio “Melhor Coreografia” no evento “Dance Soul : Stop Bullying”, em fevereiro de 2018. Desde 2018 que colabora com a Passos e Compassos/ DançArte. \

Em 2020 fundou a escola Davidance.

Beatriz Dias

Iniciou, aos 10 anos, os seus estudos de dança na Academia de Dança de Alcobaça, onde desenvolveu as técnicas de Dança Clássica, Contemporânea e Dança Moderna, Desenvolvendo também o seu lado criativo com improvisação e composição. Concluindo os seus estudos no ano de 2020.

De Fevereiro a Abril desse mesmo ano, estagiou na companhia DançArte.

Em Novembro ingressa, como bailarina estagiária, na companhia INTRANZYT onde teve oportunidade de trabalhar com diversos coreógrafos.

Colabora com a Passos e Compassos, desde 2021.

Carlota Sela

Iniciou o seu percurso em 2003 na ginástica rítmica de competição. Foi em 2010 que deixou a ginástica e começou a sua formação em dança com aulas particulares de ballet com Yuri Chatal e Ângela Clemente. Em 2013, ingressou no curso vocacional de dança na Escola da Companhia de dança de Almada, onde iniciou a sua formação em dança contemporânea com Bruno Duarte.

Em 2019 licenciou-se pela Escola Superior de Dança. Paralelamente à licenciatura, fez parte do Projeto Quorum onde interpretou peças de coreógrafos como Daniel Cardoso, Cláudia Nóvoa, Carolina Cantinho, Filipe Narciso e Luís Marrafa e teve a oportunidade de ser ensaiada por Kim Potthoff, com quem aprendeu muito ao longo desses anos.

De Abril de 2019 a Maio de 2020 dançou na Companhia de Dança de Almada. Foi ainda neste ano que começou a dar aulas de ballet e dança criativa na escola Artemove em Cascais e de contemporâneo na Quorum Academy.

Em 2021 dançou com a Sublime dance Company, fazendo parte de dois projetos da Companhia.

Colabora com a DançArte desde 2022.