A um Passo – programa de residências
Programa de residências, que visa enriquecer a programação em dança no concelho de Palmela e contribuir para a afirmação de artistas e projetos artísticos emergentes, através da sua capacitação financeira, logística, técnica e apoio à produção.
Incentivar, impulsionar e acarinhar são palavras que orientam o programa de acolhimento de residências, que defende criar condições propicias à criação artística, como objetivo principal.
Devido ao teor do projeto, impõem-se como lugar ideal para experimentar, para ensaiar ideias e abordagens, quer na área das acessibilidades, quer na implementação de estratégias de mediação entre os artistas e a comunidade, nomeadamente os jovens. Ensaios abertos, visitas e visita tátil aos bastidores, conversas sobre o processo artístico e Dois passos de conversa, são algumas das ações a implementar.
Como mote orientador, o processo criativo e os espetáculos devem espelhar preocupações centrais para o universo cultural, como a diversidade étnica e cultural, preservação ambiental, a inclusão e a acessibilidade física, social e intelectual.
Este programa surge na sequência de outros programas desenvolvidos no passado com sucesso, pela Passos e Compassos, com apoio da Câmara Municipal de Palmela, nomeadamente – Mostra de Trabalhos e Residências.