Espectáculo integrado no projeto A um Passo – Residência Artística
Abril de 2025
Residência artística com Pedro Ramos e Pedro Sousa
Organização: Passos e Compassos
Direção e produção: Sofia Belchior
Técnica: António Machado
Design gráfico: Phorm
Cobertura fotográfica: Carlos Teixeira
Cobertura vídeo: João Bordeira
Apoios: Câmara Municipal de Palmela e República Portuguesa – Cultura/ DGArtes
Corpo Totémico
A qualidade totémica de um corpo-anímico, macro-micro-cósmico, contém em si todas as qualidades, e atributos, zodiacais e zoológicas. Tem na sua linguagem – a coreográfica – o potencial vivificante de fazer falar cada uma das suas partes, quando as mesmas se tornam o epicentro do movimento. Os animais, escritos nas estrelas ou na matéria viva do ADN, são, por isso, para nós, modelos que nos ensinam a ter poder de mover energia por entre o espaço que o gesto esculpe no vazio, e a falar com o corpo essa linguagem indizível para as palavras.
Os antigos diziam que o cosmos era uma enorme serpente. Para conhecer o universo, teremos de dançar.
Possamos pedir emprestado o poder às cobras para voltar a ser rio, e, no seu fluxo, (en)tornarmo-nos numa dança. Ela ouve através da pele, a dança de um corpo à escuta.
Ficha Técnica
Direção artística, coreografia, interpretação e espaço cénico | Pedro Ramos Consultoria | Hélia Correia, Félix Lozano, Daniel Tércio
Assistência artística | Mara Morgado
Composição musical | Pedro Sousa
Desenho de Luz | José Coelho
Figurinos | Vítor Alves da Silva
Cocriação e construção cenográfica | Silveira Cabral
Operação técnica e montagem | Salomé Coelho
Produção | Ana de Arede Cano
Apoio à produção | Bruno Esteves
Coprodução | Passos e Compassos, CCC Caldas da Rainha
Apoios à criação | Teatro da Comuna, Opart, E.P.E./Estúdios Victor Córdon, Centro de Interpretação de Monsanto, Teatro o Bando, Performact, Trilhos Verdes
A ORDEM DO O é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Lisboa.