Tempo de Aprender
Obras Mágicas
Ao longo do tempo vários criadores em diversas áreas artísticas inspiraram-se no Natal para criarem obras mágicas que chegam até aos dias de hoje, muitas vezes reinventadas e adaptadas aos nossos dias.
Convida a tua família para pesquisarem sobre as obras, abaixo referidas e deixem-se encantar pela magia do Natal.
Dança
Nutcracker/ Quebra Nozes
Baseado no conto O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos, de E. T. A. Hoffman, o bailado O Quebra-Nozes é a história de uma menina que, na noite de Natal, sonha com o Soldado Quebra-Nozes.
Numa feroz batalha contra o Rei dos Ratos, Quebra-Nozes encontra-se em grave perigo, mas Clara, vencendo os seus próprios medos, entra nesta batalha e batendo desesperadamente com os seus sapatinhos na cabeça do Rei dos Ratos acaba por derrotá-lo. Transformado agora num príncipe, o Quebra-Nozes conduz Clara pela floresta, onde assistem à dança dos flocos de neve, com destino ao Reino dos doces.
Casa da Música – sobre a obra
Ver online
The Washington Ballet
English National Ballet
Royal Opera House
The Washington Ballet
Literatura
Um Conto de Natal, de Charles Dicken
Escrito por Charles Dickens em 1843, Um Conto de Natal ou O Natal do Sr. Scrooge é talvez um dos mais conhecidos contos da literatura universal e, sem dúvida, o mais conhecido conto de Natal. Nele, todo o sortilégio do Natal é tratado na prosa de um dos melhores caricaturistas sociais de todos os tempos, que foi talvez aquele que melhor soube apreender e transmitir o espírito do Natal!
Inúmeras vezes adaptado ao teatro, cinema e televisão, poucos serão aqueles que ainda não ouviram falar do fantasma do Natal Passado, do fantasma do Natal Presente e do Fantasma do Natal Futuro e do velho avarento que é visitado por estes espíritos que lhe transmitirão o verdadeiro sentido do Natal.
O Mistério de Natal, de Jostein Gaarder
Nesta história de Natal fascinante, um grupo de peregrinos – sendo eles uma menina, alguns anjos e pastores, várias ovelhas e um pequeno cordeiro de pelo macio – viaja em sentido contrário ao do tempo.
É um conto de Natal empolgante que gira à volta de um calendário mágico que traz em si um enigma. Ao longo de todo o livro, enquadrado por magníficas ilustrações, Jostein Gaarder consegue mais uma vez criar uma atmosfera que envolve, cativa e fascina tanto os leitores mais velhos como os mais novos e que explica o nascimento do Menino Jesus.
Cartas do Pai Natal, de J. R. R. Tolkien
A cada Dezembro, os filhos de J. R. R. Tolkien recebiam um envelope com um selo do Pólo Norte. Lá dentro, estava uma carta numa estranha letra estranha e um desenho belamente colorido. As cartas eram do Pai Natal.
Elas contavam maravilhosas histórias da vida no Pólo Norte: desde a forma como o Pai Natal preparava os brinquedos às travessuras com que o seu Urso Polar o atrasava, desde os amigos que frequentavam a sua casa (Bonecos de Neve, Elfos, Ursos das Cavernas e um Homem da Lua) até às batalhas com os maléficos duendes que ameaçavam a saída do mais famoso trenó.
Por vezes também o Urso Polar rabiscava alguma nota, ou então era o Elfo Ilbereth que escrevia na sua elegante letra floreada, acrescentando ainda mais vida e humor às histórias.
O livro reúne as cartas e os desenhos com que a imaginação de Tolkien alimentou a dos filhos. Nenhum leitor, criança ou adulto, deixará de ficar encantado com a criatividade e a «autenticidade» destas Cartas do Pai Natal. Recomendado para crianças com mais de 8 anos.