ProjectoEira_ImagensDivulgaçaoCMP_2800x1100

Eira

É um projeto abrangente, que ao público propõe duas criações de dança contemporânea, baseadas no património, na etnografia, no folclore dos povos e nas vivências partilhadas pelos criadores e interpretes com comunidades especificas, nomeadamente com Ranchos Folclóricos do concelho de Palmela.

Como uma dança de roda, os intérpretes, a(s) dança(s), a composição musical, figurinos, luz e design convivem entre si e complementam-se.

Se…arar,  o primeiro momento com o público, apresenta um diálogo entre o ontem e o amanhã e com palavras ao vento lança a semente para o momento seguinte.

Se…mentes,  o segundo momento, com a participação da comunidade, convida o público a uma viagem mais complexa e interdisciplinar, onde gentes, diferentes e semelhantes se cruzam num mesmo palco, por entre lavouras e folguedos.

Para além das criações/ espectáculos  o projecto propõe acções de formação e sensibilização em torno da criação – ensaios abertos, conversas,  espaços em rede,  documentação de fotos e  vídeos  – sugestões  que contribuem para a angariação e consolidação de públicos.

SeMENTES

Criar com a comunidade é aceitar as pessoas e dignificar o seu trabalho, encontrando momentos únicos de crescimento e valorização entre todos.

Na (nossa) EIRA, pessoas e histórias distantes, cruzam-se num pulsar e ritmo comuns.

O passado, as tradições e as raízes, convivem com os dias de hoje e os desejos sonhados para amanhã.

Com um olhar atento, escutam-se histórias individuais, cruzam-se caminhos e dança-se com prazer; As diferenças convergem e embalam numa dança de roda, onde o entendimento entre as pessoas antecipa harmonia.

SeARAR

Dançar e musicar a vida das pessoas, refletindo sobre quem somos e para onde escolhemos ir.

A vida dos dias, a cultura, a tradição, os ritos e as raízes dos povos, numa linguagem contemporânea e estilizada que antecipa o amanhã.

Numa dança de roda, os intérpretes, a dança e as danças, a composição musical, os figurinos, a luz e o design convivem entre si e complementam-se num movimento de ritmo global.

Ideia e Direção – António Machado e Sofia Belchior

Coreografia – Sofia Belchior e intérpretes

Composição e interpretação musical – António Machado

Figurinos – Zé Nova; confecção: Diana Pais e Zé Nova

Desenho de luz: António Machado e Sofia Belchior

Cenografia: Ricardo Mondim

Design – Utopia Designers

Design web – João Belchior

Interpretação: DançArte, Companhia residente no Cine Teatro S. João, Palmela

Inês Maló, Ivanoel Tavares, Ricardo Mondim e Rita Pinto

Participação da comunidade – Elementos do Rancho folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo, Rancho Folclórico Fazendeiros das Lagameças e Rancho Folclórico do Forninho.

Registo fotográfico – Carlos Teixeira

Produção: Passos e Compassos 2017

 

Próximas Datas › Eira

  • Não há datas correspondentes listados como Eira. Por favor, consulte o calendário completo para uma lista de todos os datas.

Lista de navegação de Datas